PL Nº 867/2015: UMA BREVE ANÁLISE DOS PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO NO DISCURSO DA ESCOLA SEM PARTIDO

Alisson França Santos

Resumo


Tendo como objeto o PL nº 867/2015, que possui, dentre outras propostas, a fixação de cartazes intitulados “deveres do professor” em todas as salas de aula, o objetivo de nosso trabalho consiste em compreender os processos de subjetivação que subjazem o discurso em análise. Para tanto, utilizamo-nos dos pressupostos teóricos da Análise de Discurso com base nos postulados de Pêcheux ([1975]1997) e Foucault ([2014]1970, [2010]1975).


Palavras-chave


Análise de Discurso; Escola sem partido; Processos de subjetivação

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Referências


FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Organização e tradução de Roberto Machado. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1979.

__________. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. Trad. de Raquel Ramalhete. 38ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, [1975] 2010.

ORLANDI, Eni. Análise de discurso: princípios e procedimento. Campinas, SP: Pontes, 6ª ed. 2005.

PÊCHEUX, Michel. [1975] Semântica e Discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Tradução Eni Pucinelli Orlandi et al. 4ª ed. Campinas, SP: editor da Unicamp, 2009.

__________. O discurso: estrutura ou acontecimento. Trad. Eni P. Orlandi. 7ª ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2015.

Deveres do professor. Disponível em: . Acessado em 18 de maio de 2018.

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PROJETO DE LEI N.º 867, DE 2015. Disponível em: . Acessado em 20 de dezembro de 2018.




DOI: http://dx.doi.org/10.22409/cadletrasuff.2019n59a665

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ISSN (online) 2447-4207
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