Discurso do professor e problematização da prática docente: argumentação, interdiscurso e representação

Lucineudo Machado Irineu, Maria Margarete Fernandes de Sousa, José Olavo da Silva Garantizado Júnior

Resumo


Este trabalho analisa o discurso do professor e a problematização da prática laboral docente em seus momentos de crise na história do Brasil, com base no arcabouço teórico-metodológico da Análise do Discurso Crítica (doravante ADC), a partir dos pressupostos de Fairclough (2008).


Palavras-chave


discurso; prática docente; argumentação.

Texto completo:

PDF

Referências


ARENDT, H. A crise na educação. Nova Iorque: Viking Press, 1957.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Hucitec, 1993.

BOURDIEU, P. O poder simbólico. Trad. de Fernando Tomaz. 11ª ed.. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007.

COSTA, N. B. Música popular, linguagem e sociedade. Curitiba: Appris, 2011.

FAIRCLOUGH. N. Discurso e mudança social. 2ª ed. Coord., trad., revisão e prefácio à edição brasileira de I. Magalhães. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2008.

MAGALHÃES, M. I. S. Discursos e identidades: exotismo e domínio violento. Cadernos e Linguagem e Sociedade, 11 (1), 2010.

MENEZES, L. C. Expressões linguísticas modalizadoras deônticas em função argumentativa: um exercício de análise retórico funcional. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará: Fortaleza, 2011.

MOSCA, L. L. S. A atualidade da retórica e seus estudos: encontros e desencontros. Retórica. Atas do I Congresso Virtual do Departamento de Literaturas Românicas, 2005. Disponível em: www.fflch.usp.br

PERELMAN, C.; OLBRECHTS-TYTECA, L. Tratado da Argumentação: a nova retórica. Tradução de Maria Ermantina Galvão Pereira. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

THOMPSON, J. B. Ideologia e cultura moderna. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2009.

VAN DIJK, T. Discurso e poder. HOFFNAGEL, J.; FALCONE, K. (Orgs.) São Paulo: Contexto, 2010.

VAN LEEUWEN, T.. Discourse and practice. New tools for critical discourse analysis. Nova Iorque: Oxford University Press, 2008.




DOI: http://dx.doi.org/10.22409/cadletrasuff.2018n57a550

Apontamentos

  • Não há apontamentos.



ISSN (online) 2447-4207
ISSN (impresso) 1413-053X


Indexado em:

Periódicos Capes    Diadorim Sumarios.org   Sumarios.org Livre Latindex MLA DOAJ


Licença Creative Commons
O periódico Cadernos de Letras da UFF utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0).