Mundo literário infantil e universo artístico: possíveis conceitos para um ponto de encontro

Adriana Batista de Souza Koide, Jussara Cristina Barboza Tortella, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da Rocha

Resumo


A partir dos pressupostos teóricos de Peter Hunt e Luigi Pareyson, este artigo propõe uma visão peculiar sobre a literatura infantil, associando-a ao conceito de formatividade. Reconhecendo a especificidade da escrita para crianças, que não se reduz em si e por si, este texto considera tal literatura como arte, criação, conhecimento e expressão.

---

 

DOI: http://dx.doi.org/10.22409/cadletrasuff.2017n54a349


Palavras-chave


Literatura infantil; crítica; formatividade.

Texto completo:

PDF

Referências


CADERMATORI, Lígia. O que é literatura infantil. São Paulo: Brasiliense, 2010.

CHRISTOV, Luiza Helena da Silva. Rede São Paulo de Formação docente: Cursos de Especialização para o quadro do Magistério da SEESP Ensino Fundamental II e Ensino Médio. São Paulo: São Paulo, 2011.

CUNHA, Maria Antonieta Antunes. Literatura infantil: teoria e prática. São Paulo: Ática, 2003.

HUNT, Peter. Crítica, teoria e literatura infantil. Tradução de Cid Knipel. Primeira Edição digitalizada. E-book Kindle. São Paulo: Cosac Naify, 2014.

KAERCHER, Gládis Elise Pereira da Silva. Literatura infantil e educação infantil: Um grande encontro. Cadernos de formação: Formação de professores. Educação Infantil, principios e fundamentos. São Paulo: Unesp, v.3, p. 135-142, 2010.

LAJOLO, Marisa. O que é literatura. São Paulo: Brasiliense, 1995.

___________; ZILBERMAN, Regina. Literatura infantil brasileira: história e histórias. 6ª ed. São Paulo: Ática, 2007.

MASSAGARDI, Fernanda Maria Macahiba. Percursos da literatura na educação – ensinar contando histórias. Tese (Doutorado em educação). Universidade de Campinas, 2014.

PAREYSON, Luigi. Os problemas da estética. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

SANTOS, Mônica de Menezes. Por um lugar para a literatura infantil/juvenil nos estudos literários. Tese (Doutorado em Letras e Linguística). Universidades Federal da Bahia: 2011.

SARAIVA, Juracy Assmann. Literatura e alfabetização: do plano do choro ao plano da ação. Porto Alegre: Artmed, 2001.

SIMÕES, Lucila Bonina Teixeira. Literatura infantil: entre a infância, a pedagogia e a arte. Cadernos de Letras da UFF. Dossiê: O lugar da teoria nos estudos linguísticos literários, n. 46, p. 219-242, 2013.




DOI: http://dx.doi.org/10.22409/cadletrasuff.2017n54a349

Apontamentos

  • Não há apontamentos.



ISSN (online) 2447-4207
ISSN (impresso) 1413-053X


Indexado em:

Periódicos Capes    Diadorim Sumarios.org   Sumarios.org Livre Latindex MLA DOAJ


Licença Creative Commons
O periódico Cadernos de Letras da UFF utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0).