Marcadores linguísticos de gênero nos discursos de sites educacionais

Luciano Paz de Lira

Resumo


Este trabalho visa investigar e refletir sobre os marcadores de gênero presentes em páginas educativas na Internet, tomando como base teórica as contribuições da Análise do Discurso Francesa. Nosso corpus será constituído pelos textos de apresentação de três sites: o do Banco Internacional de Objetos Educacionais, o canal no Youtube do Ministério da Educação brasileiro e o Portal do professor.

---

 

DOI: http://dx.doi.org/10.22409/cadletrasuff.2017n54a348


Palavras-chave


gêneros masculino e feminino; marcadores linguísticos de gênero; sites educacionais.

Texto completo:

PDF

Referências


ASSOCIAÇÃO Brasileira De Antropologia et all (Brasil). Manifesto Pela Igualdade De Gênero Na Educação: Por Uma Escola Democrática, Inclusiva e Sem Censuras. [S.I.: s.n.], 2015.

BRASIL/MEC. Banco Internacional de Objetos Educacionais: base de dados. Disponível em: . Acesso em: 25 jul. 2015.

_______. Youtube br [S.I.] . Disponível em: . Acesso em: 25 jul. 2015.

_______. Portal do Professor [S.I]. Disponível em: . Acesso em: 25 jul. 2015.

GADET, Françoise; HAK, Tony. (org). Por uma análise automática do discurso: uma Introdução à obra de Michel Pecheux. 3 ed. Campinas: UNICAMP, 1997.

MAINGUINEAU, Dominique. Analise de testos de comunicação. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2004.

SÃO PAULO (Cidade). Secretaria do Governo Municipal. Gênero e educação: caderno para professores. São Paulo, 2003. 88 p.

KRIEG-PLANQUE, Alice. Fórmulas e lugares discursivos: propostas para a análise do discurso político. Revista Linguasagem. Revista da Universidade Federal de São Carlos. São Carlos, n. 6, mar. 2009. Disponível em: . Acesso em 25 jul. 2015.

PÊCHEUX, Michel; HENRY, Paul; HAROCHE, Claudine. A Semântica e o Corte Saussuriano: língua, linguagem e discurso. Linguasagem: Revista eletrônica de popularização científica em ciências da linguagem, São Carlos, n. 03, p.01-19, out/nov. 2008. Bimestral. Tradução de Roberto Leiser Baronas e Fábio César Montanheiro. Disponível em: . Acesso em 25 de jul. 2016.

POSSENTI, Sírio. Entrevista com o professor Sírio Possenti, da UNICAMP: por Flávia Regina Mello e Luiz Felipe Andrade. Palimpsesto. Rio de Janeiro, n. 19, out./nov. 2014, pp 390 – 398. Disponível em: . Acesso em: 25 jul. 2016.

VOSS, Jefferson. A Propósito das noções de fórmula e de percurso para a Análise de Discurso. Revista Prolíngua. [s.n.], v. 6, n. 1, jan./jun. 2011. Disponível em: . Acesso em: 26 jul. 2016.




DOI: http://dx.doi.org/10.22409/cadletrasuff.2017n54a348

Apontamentos

  • Não há apontamentos.



ISSN (online) 2447-4207
ISSN (impresso) 1413-053X


Indexado em:

Periódicos Capes    Diadorim Sumarios.org   Sumarios.org Livre Latindex MLA DOAJ


Licença Creative Commons
O periódico Cadernos de Letras da UFF utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0).