LEITURA FÍLMICA: UMA ANÁLISE DISCURSIVA DOS EFEITOS DE SENTIDO DE TEMAS ABORDADOS EM DESENHO ANIMADO DA TURMA DA MÔNICA

Sandro Braga

Resumo


Apresentamos uma discussão acerca da leitura em sala de aula. Entendemos a leitura como uma prática para além da materialidade da escrita. A partir do escopo da Análise do Discurso de inspiração francesa, investimos na perspectiva de que ler é interagir. Para isso, é necessário saber ler o mundo, interpretá-lo e, por fim, reescreve- lo. Assim, propomos a leitura de filmes da Turma da Mônica como instrumentalização para outros processos de leitura do mundo atual, que é permeado de imagem e som. Nosso foco está na formação de leitores críticos, capazes de percorrer as tramas discursivas que levam um texto a produzir sentido.


Palavras-chave


Leitura audiovisual; Interpretação; Turma da Mônica.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.22409/cadletrasuff.2013n47a325

Apontamentos

  • Não há apontamentos.



ISSN (online) 2447-4207
ISSN (impresso) 1413-053X


Indexado em:

Periódicos Capes    Diadorim Sumarios.org   Sumarios.org Livre Latindex MLA DOAJ


Licença Creative Commons
O periódico Cadernos de Letras da UFF utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0).