LEITURAS MEDIADAS DO CONTO NA SALA DE AULA

Marcos Vinícius Scheffel

Resumo


No ensino médio, a literatura costuma aparecer como conhecimento enciclopédico e leitura de simulacros de obras literárias. O presente trabalho questiona tais práticas e oferece como alternativa uma abordagem em que o professor se torna mediador de leituras, direcionando seu foco de atuação para a recepção dos textos pelos alunos. Para ilustrar tal proposta, comentam-se as possibilidades didáticas do conto em sala de aula.


Palavras-chave


Mediação de leitura; O conto na sala de aula; Educação literária.

Texto completo:

PDF

Referências


ASSIS, Machado de. Várias histórias. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

_______. A carteira. http://www.literaturabrasileira.ufsc.br/documentos/ ?action=download&id=8219, 08/10/2015.

______. Notícia da atual literatura brasileira – Instinto de nacionalidade. In: CALLIPO, Daniela Mantarro; AZEVEDO, Sílvia Maria; DUSILEK, Adriana (Org.). Machado de Assis: crítica literária e textos diversos. São Paulo: Unesp, 2013. p.429-441.

BAUMAN, Zygmunt. “Há uma crise de atenção” – Para pensador polonês Zygmunt Bauman, internet dificulta a lida diária com a realidade. O Globo, Sociedade, p.41, 13/09/2015.

CEREJA, Willian Roberto. Ensino de literatura – uma proposta dialógica para o trabalho com literatura. São Paulo: Saraiva; Atual, 2005.

CHAMBERS, Aidan. Dime – Los niños, la lectura y la conversación. Trad. Ana Tamarit Amieva. México: FCE, 2007.

_________. Tell Me with The Reading Environment, http://www.aidanchambers. co.uk/readingenviro.htm, 03/10/2015.

COMPAGNON, Antoine. O demônio da teoria – Literatura e senso comum. Trad. Cleonice Paes Barreto Mourão e Consuelo Fortes Santiago. 2 ed. Belo Horizonte: UFMG, 2010.

COSSON, Rildo. Letramento literário – Teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2012.

FREIRE, Marcelino (Org.). Os cem menores contos brasileiros do século. Cotia (SP): Ateliê Editorial, 2004.

HOUDART-MÉROT, Violaine. Da crítica da admiração à leitura do “scriptível”. In: LUFT, Gabriela Fernanda Cé; FISCHER, Luís Augusto. Literatura, leitura e ensino – a Enem e os impactos das leituras obrigatórias dos exames vestibulares para formação de leitores. Contexto – Revista do Programa de Pós-gradução em Letras, 27, Vitória (ES), 2015, http://www.periodicos.ufes.br/contexto/article/view/10418, 10 out. 2015.

PIGLIA, Ricardo. Formas breves. Trad. José Marcos Mariani de Macedo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

ROUXEL, Annie; LANGLADE; Gérard; REZENDE, Neide Luzia (Org.). Leitura subjetiva e ensino da literatura. São Paulo: Alameda, 2013.

SODRÉ, Muniz. Tecnologia e diversidade. In: Reinventando a educação – diversidade, descolonização e redes. 2 ed. Petrópolis (RJ): Vozes, 2012.

TREVISAN, Dalton. Mistérios de Curitiba. Rio de Janeiro: Record, 1979, p.73.

__________. Apelo, http://www.releituras.com/daltontrevisan_apelo.asp, 03/10/2015.




DOI: http://dx.doi.org/10.22409/cadletrasuff.2016n52a237

Apontamentos

  • Não há apontamentos.



ISSN (online) 2447-4207
ISSN (impresso) 1413-053X


Indexado em:

Periódicos Capes    Diadorim Sumarios.org   Sumarios.org Livre Latindex MLA DOAJ


Licença Creative Commons
O periódico Cadernos de Letras da UFF utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0).