VARIAÇÃO/DIVERSIDADE LINGUÍSTICA NO ENSINO DE LÍNGUA MATERNA: REFLEXÕES SOBRE A RELAÇÃO PROFESSOR/ALUNO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA

Catarina de Sena Sirqueira Mendes da Costa, Yana Liss Soares Gomes

Resumo


Neste artigo, apresentamos dados coletados em pesquisa sociolinguística realizada em uma escola pública. No geral, os resultados apresentados demonstram um descompasso entre a teoria e a prática do professor de língua materna. Contudo, eventos de ensino/aprendizagem da mesma pesquisa evidenciam a importância da construção de uma prática pedagógica culturalmente sensível aos diversos usos da língua em sala de aula.


Palavras-chave


prática pedagógica; língua materna; variação linguística

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.22409/cadletrasuff.2015n51a217

Apontamentos

  • Não há apontamentos.



ISSN (online) 2447-4207
ISSN (impresso) 1413-053X


Indexado em:

Periódicos Capes    Diadorim Sumarios.org   Sumarios.org Livre Latindex MLA DOAJ


Licença Creative Commons
O periódico Cadernos de Letras da UFF utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0).