NOTAS SOBRE UM CURSO DE LITERATURA BRASILEIRA PARA ESTRANGEIROS NO BRASIL

Ana Amalia Alves da Silva

Resumo


Neste artigo, apresento algumas reflexões sobre a criação do curso de Literatura Brasileira para Estrangeiros e da condução das aulas, na cidade de São Paulo, de maio a julho de 2015, como professora autônoma em uma escola de idiomas. Trata-se de um estudo de caso e de uma tentativa de contribuir para o entendimento da prática ainda jovem do ensino de Literatura Brasileira para falantes de outras línguas no Brasil.


Palavras-chave


ensino; literatura brasileira; PBLE.

Texto completo:

PDF

Referências


ACÍZELO DE SOUZA, Roberto. Teoria da Literatura. São Paulo: Ática, 2007.

BLOOM, Harold. Como e por que ler. Trad. José Roberto O’Shea. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.

DIAS, André. "A crise da leitura e a formação do leitor: impasses e perspectivas", in Dias, A. et all. Leitura e formação do leitor: cinco estudos e um relato de experiência. Rio de Janeiro: Editora 7Letras. [no prelo].

FORNARI, Melissa Kuhn. O texto literário na aula de língua estrangeira: um olhar, uma possibilidade, uma experiência. Trabalho de conclusão de Licenciatura em Letras sob a orientação da Profa. Dra. Margarete Schlatter. Porto Alegre: UFRGS, 2006.

LOYOLA, Juliana. “Literatura, ensino e a formação do leitor: a experiência da alteridade” Entrevista audiovisual. Partes 1 – Literatura e ensino e a experiência da alteridade e 3 – Literatura, ensino e o leitor real. Fronteira n.14 2015. Disponível em http://revistas.pucsp.br/index.php/fronteiraz/issue/view/1358

MONTEIRO (Org.). A primeira aula: trânsitos da literatura brasileira no estrangeiro [recurso

eletrônico]. São Paulo: Itaú Cultural, 2014.

SELLAN, Aparecida Regina Borges. Textos de literatura: inserção e abordagem em livros didáticos de PBLE. Pesquisa de Pós-Doutorado sob supervisão da Profa. Dra. Norimar Pasini Mesquita Judice. Niterói: UFF, 2014.

TAKAHASHI, Neide Tomiko. Textos literários no ensino de português-língua estrangeira (PLE) no Brasil. Dissertação de Mestrado sob orientação do Prof. Dr. Reginaldo Pinto de Carvalho. São Paulo: USP, 2008.




DOI: http://dx.doi.org/10.22409/cadletrasuff.2016n52a187

Apontamentos

  • Não há apontamentos.



ISSN (online) 2447-4207
ISSN (impresso) 1413-053X


Indexado em:

Periódicos Capes    Diadorim Sumarios.org   Sumarios.org Livre Latindex MLA DOAJ


Licença Creative Commons
O periódico Cadernos de Letras da UFF utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0).