‘PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS’, LIVROS DIDÁTICOS E FORMAÇÃO LITERÁRIA DO LEITOR

Renata Rocha Ribeiro, Larissa Warzocha Fernandes Cruvinel, Sueli Maria de Oliveira Regino

Resumo


O ensino de literatura, no Brasil, incorpora influencias dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), cujas prescricoes alcancam de forma peculiar os professores. Este trabalho, por meio de pesquisas em escolas publicas estaduais na cidade de Goiania – Goias, pretende refletir sobre como os PCNs de Lingua Portuguesa dos Ensinos Fundamental e Medio tem repercutido na pratica docente de literatura.


Palavras-chave


PCNs; livro didático; ensino de literatura.

Texto completo:

PDF

Referências


ARAÚJO, Denise Lino de. O que é (e como faz) uma sequência didática?, http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/148/181, 10/10/2015.

BATISTA, Antônio Augusto Gomes. A avaliação dos livros didáticos: para entender o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). In: BATISTA, Antônio Augusto Gomes; ROJO, Roxane (orgs.). Livro didático de língua portuguesa, letramento e cultura da escrita. Campinas: Mercado de Letras, 2003. p. 25-67.

CANDIDO, Antonio. A literatura e a formação do homem. Ciência e cultura. São Paulo, 1972.

DIONÍSIO, Ângela Paiva. Livros didáticos de português formam professores?, http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/vol1b.pdf, 10/10/2015.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Parâmetros curriculares nacionais – terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998.

______. Parâmetros Curriculares Nacionais – Ensino Médio: Área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Brasília: Secretaria de EducaçãoMédia e Tecnológica/MEC, 1999.

______. PCN+ Ensino Médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: MEC/Semtec, 2002.

______. Orientações Curriculares para o Ensino Médio: Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília : Ministério da Educação, Secretaria de EducaçãoBásica, 2006.

______. Guia de livros didáticos: PNLD 2015: língua portuguesa, ensino médio. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2014.

MIRA, Marilia Marques; ROMANOWSKI, Joana Paulin. Tecnicismo, neotecnicismo e as práticas pedagógicas no cotidiano escolar, http://www.marcelo.sabbatini.com/wp-content/uploads/downloads/neotecnicismo.pdf, 10/10/2015.

NUNES, Benedito. Ética e leitura. In: ______. Crivo de papel. São Paulo: Ática, 1998. p.175-186.

SOARES, Magda. A escolarização da literatura infantil e juvenil. In: BRANDÃO, Heliana Maria Brina; MACHADO, Maria Zélia Versiani; EVANGELISTA, Aracy Alves Martins (orgs.). A escolarização da leitura literária. O jogo do livro infantil e juvenil. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. p.17-48.

PETIT, Michèle. Os jovens e a leitura. Uma nova perspectiva. São Paulo: 34, 2009.

ZILBERMAN, Regina. Letramento literário: não ao texto, sim ao livro. In: MARTINS, Aracy; PAIVA, Aparecida; PAULINO, Graça; VERSIANI, Zélia (orgs.). Literatura e letramento. Espaços, suportes e interfaces: o jogo do livro. Belo Horizonte: Autêntica, 2003. p. 245-266.




DOI: http://dx.doi.org/10.22409/cadletrasuff.2016n52a175

Apontamentos

  • Não há apontamentos.



ISSN (online) 2447-4207
ISSN (impresso) 1413-053X


Indexado em:

Periódicos Capes    Diadorim Sumarios.org   Sumarios.org Livre Latindex MLA DOAJ


Licença Creative Commons
O periódico Cadernos de Letras da UFF utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0).