Novas tecnologias, mídias e as práticas de leitura do cânone na escola

Pedro Henrique Pereira

Resumo


Este artigo discorrerá sobre a presença das novas tec­nologias e das mídias nas aulas de literatura. O estudo procura explorar o uso do hipertexto e das multimoda­lidades para a construção de práticas de leitura mais sig­nificativas, promovendo os leitores como sujeitos-atores e críticos. 


Palavras-chave


Prática leitora; mídias; novas tecnologias.

Texto completo:

PDF

Referências


BARBOSA, João Alexandre. “Literatura nunca é apenas literatura”. Série Ideias. n. 17. São Paulo: FDE, 1994. p. 21-26.

BARTHES, Roland. Aula (trad. Leyla Perrone-Moisés). São Paulo : Cultrix, 2013

COMPAGNON, Antoine. Literatura para quê? (trad. Laura Taddei Brandini). Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.

COSSON, Rildo. Letramento Literário: teoria e prática. São Paulo: Editora Contexto, 2012

LÉVY, Pierre. Cibercultura. Rio de Janeiro: Editora 34, 1999.

___________. As Tecnologias da Inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. São Paulo: Ed. 34, 1993.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Parâmetros Curriculares Nacionais – Ensino Médio. Área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Brasília: Secretaria de Educação Média e Tecnológica/MEC, 1999

Tecnologia na Educação. Disponível em: Acesso em: 29 out. 2014.

OSAKABE, Haquira. “Poesia e indiferença”. In: Leituras Literárias: discursos transitivos. PAIVA, A.; MARTINS, A.; PAULINO, G.; VERSIANI, Z. (orgs.). Belo Horizonte: Ceale/ Autêntica, 2008. p. 37-54

PERRONE-MOISÉS, Leyla. “Literatura para todos”. In: Literatura e Sociedade. n. 9. São Paulo: DTLCC – USP, 2006. p. 16-29

_______________________. “Consideração intempestiva sobre o ensino de literatura”. In: Inútil Poesia e outros ensaios breves. São Paulo: Cia. das Letras, 2000. p. 345-351

ROJO, Roxane. Letramentos múltiplos, escola e inclusão. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

ROJO, Roxane. & MOURA, Eduardo. (orgs.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

SETTON, Maria da Graça. Mídia e educação. São Paulo: Ed. Contexto, 2010.

WINNER, Langdon. Artefatos têm Política? (tradução Fernando Manso). “Do artifacts have politics?” In. The Whale and the Reactor: a search for limits in an Age of High Technology. Chicago: The University of Chicago Press, p.19-39.




DOI: http://dx.doi.org/10.22409/cadletrasuff.2016n53a169

Apontamentos

  • Não há apontamentos.



ISSN (online) 2447-4207
ISSN (impresso) 1413-053X


Indexado em:

Periódicos Capes    Diadorim Sumarios.org   Sumarios.org Livre Latindex MLA DOAJ


Licença Creative Commons
O periódico Cadernos de Letras da UFF utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0).