ANÁLISE COGNITIVA DO PROCESSO LEITOR NO RECONHECIMENTO DE PALAVRAS

Jussara Oliveira Araújo, Silvana Andrade Martins

Resumo


A leitura é uma aptidão difícil de ser desenvolvida, exigindo um extenso aprendizado. Nesta perspectiva, objetiva- se descrever e analisar as habilidades de reconhecimento de palavras, através do Modelo de Reconhecimento de Palavras, proposto por Ellis (1995). Os resultados obtidos contribuem para uma prática pedagógica mais eficiente na formação da competência leitora.


Palavras-chave


reconhecimento de palavras; compreensão leitora; processos cognitivos.

Texto completo:

PDF

Referências


COSTA, Maria de Lurdes Gomes da. A compreensão leitora e o rendimento escolar um estudo com alunos do 4° ano de escolaridade. 2004. 159 p. Dissertação (Mestrado em Educação), Instituto de Educação e Psicologia, Universidade do Minho, Braga, 2004.

ELLIS, Andrew. Leitura, escrita e dislexia. Porto Alegre. Artes médicas, 2001.

FODOR, Jerry. The Modularity of Mind. Cambridge, Massachusetts: The MIT Press, 1983.

GABRIEL, Rosângela. A compreensão em leitura enquanto processo cognitivo. Signo, v. 31, p. 73-83. Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul: PUC, 2011.

MARANHE, Elisandra André. Uma visão sobre a aquisição da leitura e da escrita. Conteúdo e didática e alfabetizaçãol. São Paulo, 2006. Disponível em: http://www.acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/40147/1/01d16t12.pdf. Acessado em 10 de abril de 2014.

REZENDE, Lucinea Aparecida de. Ritmo, forma e memorização no ato de ler. Artigo científico. Piracicaba: UNIMEP, 2002.

SENNA, Fernanda Duarte. Acesso e representação lexical na produção de afásicos sob a ótica da fonologia de uso. 2013. Tese (doutorado em Linguística), Programa de Pós-graduação em Linguística, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2013.




DOI: http://dx.doi.org/10.22409/cadletrasuff.2016n52a166

Apontamentos

  • Não há apontamentos.



ISSN (online) 2447-4207
ISSN (impresso) 1413-053X


Indexado em:

Periódicos Capes    Diadorim Sumarios.org   Sumarios.org Livre Latindex MLA DOAJ


Licença Creative Commons
O periódico Cadernos de Letras da UFF utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0).