ANAPHORIC ENCAPSULATION AND PRESUPPOSITION: PERSUASIVE AND STEREOTYPICAL USES OF A COHESIVE STRATEGY

Filippo Pecorari

Resumo


This paper focuses on the presuppositional values of anaphoric encapsulation. We highlight that presupposition is a basic feature of argumentative and persuasive uses of this cohesive strategy, but may also apply to stereotypical instances, where evaluation does not coincide with persuasion. Finally, we analyse examples where a higher-order definite noun phrase does not presuppose the existence of a discourse referent.

---------------------------------------------------------------------------------

ENCAPSULAMENTO ANAFÓRICO E PRESSUPOSIÇÃO: USOS PERSUASIVOS E ESTEREOTIPADOS DE UMA ESTRATÉGIA DE COESÃO

Este artigo analisa os valores pressuposicionais do encapsulamento anafórico. A pressuposição é uma característica básica dos usos argumentativos e persuasivos desta estratégia de coesão, mas também pode se aplicar a instâncias estereotipadas, onde a avaliação não coincide com a persuasão. Finalmente, analisamos exemplos onde sintagmas nominais definidos de ordem superior não pressupõem a existência de um referente do discurso.

---

Artigo em inglês.


Palavras-chave


anáfora; pressuposição; entidades de ordem superior

Texto completo:

PDF (English)


DOI: http://dx.doi.org/10.22409/cadletrasuff.2014n49a16

Apontamentos

  • Não há apontamentos.



ISSN (online) 2447-4207
ISSN (impresso) 1413-053X


Indexado em:

Periódicos Capes    Diadorim Sumarios.org   Sumarios.org Livre Latindex MLA DOAJ


Licença Creative Commons
O periódico Cadernos de Letras da UFF utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0).