LEITURAS POÉTICAS NA CONSTRUÇÃO DA SUBJETIVIDADE DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

Cynthia Agra de Brito Neves

Resumo


Este artigo analisa práticas de leitura de poesias em voz alta em salas de aula do ensino médio no Brasil e na França. Ao se deixarem tocar pelas leituras poéticas, os alunos (re)encontram sua posição de sujeito, sua dignidade, sua condição humana, sua cidadania, um trabalho quase psicanalítico na (re)construção de si. Enfim, os alunos-leitores de poesias, ao (se)lerem, (se)dizerem, (se) escreverem, colocam-se no mundo.


Palavras-chave


letramento literário; gêneros poéticos; leitura subjetiva

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.22409/cadletrasuff.2016n52a159

Apontamentos

  • Não há apontamentos.



ISSN (online) 2447-4207
ISSN (impresso) 1413-053X


Indexado em:

Periódicos Capes    Diadorim Sumarios.org   Sumarios.org Livre Latindex MLA DOAJ


Licença Creative Commons
O periódico Cadernos de Letras da UFF utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0).